quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Procon do Amor

Publicada no ClicRBs de hoje por Denise Nunes

Hoje li a frase “no amor é impossível acionar o PROCON”.
Fiquei pensando: mas e se pudesse? Bem que podia existir o “PROCON” do Amor!
O objetivo do PROCON não é fazer justiça para as pessoas que se sentem prejudicadas numa relação de consumo, ou seja, onde alguém entrega alguma coisa em troca de algum produto ou serviço?
O Amor não é exatamente um produto, mas nas relações pessoais cada um entrega alguma coisa de si e espera receber algo em troca. Não é uma troca fria e calculada, mas existe sim uma expectativa em relação ao que se quer receber.
A relação de amor não envolve dinheiro, mas existe algum bem mais valioso do que a entrega de si mesmo, de sua atenção e do seu carinho? É por isto que às vezes as pessoas se sentem “roubadas” quando descobrem que o outro, para quem estavam entregando o seu amor, não tem a menor vontade (ou condição) de corresponder à altura. É claro que às vezes se inicia um namoro e depois se conclui que não sente o mesmo que o outro; isto pode acontecer, mas aí o que se tem a fazer é dizer ao outro claramente que não sente o mesmo e se afastar. Mas tem gente que descobre que não vai corresponder às expectativas do outro mas não deixa isto claro só pra não ficar sozinho e continuar recebendo o carinho dado com tanta sinceridade enquanto procura ou espera encontrar outra pessoa. Que feio!
Quem passa por este tipo de relação enganosa não deveria ter a quem recorrer para buscar justiça? Imagina quanta gente seria autuada e chamada a dar explicações? E nem precisaria de muita verba pública pra criar esta entidade, pois com certeza haveriam muitos voluntários oferecendo seu contribuição.
Não sei exatamente como o PROCON do Amor deveria punir as pessoas consideradas culpadas... este tipo de prejuízo não pode ser quantificado e ressarcido com o pagamento de uma multa.
Quem sabe a obrigatoriedade de freqüentar um curso onde teria aulas do tipo: “a importância de respeitar o sentimento dos outros”, “como ser leal e sincero com quem gosta de mim”...
Talvez prestação de serviço comunitário em algum hospital ou clínica psiquiátrica, ajudando pessoas que entraram em depressão após terem sido iludidas e enganadas?
Também poderiam ser obrigados a usar por algum tempo uma camiseta com dizeres do tipo: “não sei amar”, “não sei me entregar” ou “não crie expectativa pois não quero ficar com apenas uma pessoa”...
Acho que o PROCON do Amor não vai ser criado, mas o importante é cada um aprender e sair mais forte de cada experiência.
Nada de se fechar pro amor nem achar que todas as pessoas são iguais... não é porque algumas pessoas não sabem amar que se vai desistir do amor!
E quanto à punição, deixa pra lá, vai ser feliz e deixa que a vida se encarrega...

Nenhum comentário:

Postar um comentário